Será que a Previdência Privada é um bom investimento? 

Confira mais detalhes desta alternativa e saiba para quais objetivos a Previdência Privada pode ser uma boa opção. 

A Previdência Privada é uma alternativa para quem deseja construir metas a longo prazo. Confira mais detalhes no blog da Fatorial Investimentos!

A Previdência Privada é uma alternativa para quem deseja construir metas a longo prazo. Ao contrário do que muitos pensam, este tipo de investimento não está relacionado apenas à terceira idade. Inclusive, é possível abrir uma Previdência ainda na infância, com objetivo de garantir, após a maior idade, a realização de algumas conquistas, como a compra de um carro, a conclusão de uma faculdade ou uma viagem. 

Por isso, existem vários motivos e vantagens para adquirir uma Previdência Privada, seja qual for a fase da vida. Mas, vale ressaltar que quanto mais tempo se investir nela, maior será a chances de renda por meio dela.

Quer entender melhor como a Previdência Privada funciona e como você pode realizar este tipo de investimento? 

Então, continue a leitura e veja os principais detalhes sobre o tema! 

A Previdência Privada e o futuro têm tudo a ver 

A Previdência Privada tem como principal objetivo alcançar a conquista de algo no futuro, seja de um bem, uma experiência ou uma fase com mais qualidade de vida. Quando falamos sobre Previdência na aposentadoria, trata-se de um investimento que pode ser usado para manter o padrão de vida, algo que com a aposentadoria pública não seria possível sustentar. 

Já outras pessoas optam pela Previdência Privada com a meta de substituir esta renda fornecida pelo governo, para poder desfrutar de uma velhice com mais conforto e qualidade. Por isso, neste caso, quanto mais cedo o indivíduo começar a investir o seu dinheiro, maior será o  tempo de acumulação e o lucro no período de resgate, assim como as chances de garantir um futuro estável. 

Isso porque este tipo de sistema financeiro atua com base nos juros compostos, ou seja, os juros que são somados sobre juros de períodos anteriores. 

Quais são os riscos de investir na Previdência Privada? 

Como qualquer tipo de investimento, a Previdência Privada também possui riscos. Mas para quem está começando a trilhar o caminho da valorização do patrimônio, pode utilizá-la como uma opção para testar o grau de tolerância que possui a prejuízos. Isso porque trata-se de um investimento de longo período, então caso ocorra alguma perda, essa pode ser recuperada nos anos seguintes. 

Um aspecto que torna a Previdência mais segura é a opção oferecida  inicialmente, que consiste em decidir qual será o valor aplicado mensalmente, como também por quanto tempo durará essa aplicação e após quantos anos será feito o resgate do valor investido. 

Vale lembrar que há dois tipos de Previdência Privada: Plano Gerador de Benefício Livre (PGBL) e Vida Gerador de Benefício Livre (VGBL). A principal diferença entre eles é a forma como ocorrem suas tributações. 

Na primeira opção citada, o Imposto de Renda acontece sobre dois fatores, que são com base nos valores investidos e no rendimento obtido ao longo do tempo. Sendo assim, a PGBL é mais indicada para quem faz a declaração do IR completa, pois permite um abatimento de até 12%.  

Já na segunda alternativa, não há este tipo de dedução, porém a vantagem é que o IR ocorre somente sobre o rendimento obtido. De maneira geral, essa modalidade costuma ser mais popular entre os perfis que investem na Previdência. 

Previdência privada para os filhos 

A Previdência Privada costuma estar popularmente relacionada à fase da aposentadoria, contando com os benefícios do investimento para esse período. Mas a rentabilidade dela não se limita apenas ao público mais velho, pois é possível começar este tipo de investimento durante a infância. 

Para isso, é necessário que a Previdência seja aberta por um adulto responsável legal. Normalmente, costuma ser feita pelos pais para o benefício de seus próprios filhos na fase adulta. O investimento pode ser iniciado logo após o nascimento da criança. 

A Previdência Privada pode ser feita 
também na infância pelos próprios pais para o benefício dos filhos na fase adulta.

Sendo assim, no futuro, o filho pode optar em manter o valor para sua própria aposentadoria ou fazer o resgate para investir em um ensino superior, fazer um intercâmbio, adquirir um bem, entre outras alternativas. 

Assim, a forma de resgate do valor pode ser escolhida. No caso, há a opção de receber uma quantia menor em diversas parcelas ou ter acesso ao montante de forma completa. Este aspecto depende do objetivo final do patrimônio e de outros fatores específicos – como a idade que a pessoa possui e metas individuais. 

Qual o melhor momento de investir na Previdência Privada? 

Agora que você conhece as principais características da Previdência Privada e os seus benefícios, vale descobrir também qual a melhor fase da vida para começar a investir em uma. Mas, como todo produto financeiro, o ideal é sempre entender quais são os seus objetivos (curto, médio e de longo prazo) e a partir deles traçar um planejamento patrimonial estratégico. 

Por isso, a procura por um profissional qualificado, com expertise e apto a oferecer as orientações necessárias, que irão contribuir para a sua jornada no mercado financeiro, é fundamental antes de iniciar qualquer tipo de aplicação do seu patrimônio.

Para entender mais sobre esse assunto e tirar outras dúvidas sobre como fazer o seu dinheiro trabalhar por você, entre em contato com nossa equipe e converse com um de nossos especialistas!

Previdência Privada

NOSSAS SOLUÇÕES
AÇÕES

CONHEÇA COMO
Investir em ações

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetuer adipiscing elit, sed diam nonummy nibh euismod tincidunt ut laoreet dolore magna aliquam erat volutpat.

Contratar

Nossas Soluções

Ajudamos empreendedores e gestores a potencializar seus negócios através de uma assessoria financeira completa e personalizada.

Agende sua conversa
com um Assessor