Vale a pena investir em renda variável? Conheça mais sobre esse tipo de investimento

Ao investir em renda variável, o retorno da aplicação depende da estratégia.

O que é renda variável?

Como o próprio nome diz, trata-se de um investimento cujo valor pode variar devido às condições do mercado financeiro. Inclusive é muito comum relacionar a aplicação em renda variável com a Bolsa de Valores, já que essa lida com ações. Porém, investir em renda variável vai muito além desse tipo de aplicação.

De forma geral, ao investir em renda variável, o retorno da aplicação depende da estratégia. Além disso, vale destacar que esse tipo de investimento é para aqueles que não têm medo de arriscar quando se trata em obter mais rentabilidade, ainda que ocorra a possibilidade de perder parte do patrimônio.

Tipos de renda variável

Como em toda a linha de investimentos, a renda variável possui uma diversidade de ativos, cada um com suas características de risco e rendimento. Vale destacar que a seleção para determinado investidor segue conforme análise do nível de tolerância a risco de acordo com as atribuições e expectativas. Veja abaixo alguns  tipos de renda variável:

Ações

Esse é um modo bastante comum de investir em renda variável. As ações referem-se à menor parte do capital de uma empresa oferecida na Bolsa de Valores para investidores. Inclusive, o comprador da ação se torna sócio da empresa.   

BDR’S

Esse tipo de investimento, refere-se aos recibos de ações estrangeiras negociadas na Bolsa de Valores brasileira. Nesta categoria, o investidor possui os papéis da empresa, porém é não sócio da companhia.

Multimercados

Nessa categoria, trata-se de uma forma de investimento que busca aplicações em diferentes mercados. Esse tipo de investimento, apesar de envolver riscos, proporciona maior rentabilidade que em aplicações de ativos conservadores.

Fundos Imobiliários

Esse tipo de investimento envolve investidores com interesse em realizar aplicações no mercado imobiliário. Inclusive é muito comum as finanças serem usadas em obtenção e construção de imóveis. O rendimento dessas ações é compartilhado entre os investidores conforme cada um investiu.

ETF’S

Trata-se de fundos de índices compostos por um conjunto de ações que possuem como referência Índice Brasil, Ibovespa e também ativos em renda fixa. As ETF’S são uma boa opção de investimento para diversificar a carteira com menores riscos.

Câmbio

Esta categoria engloba o investimento em moedas. Inclusive, esse tipo de investimento é considerado uma alternativa para diversificar a carteira de investimentos, com o objetivo de proporcionar mais proteção devido às variações da economia nacional. 

Afinal, devo investir em renda variável?

Ao começar a investir em um ativo é muito importante analisar o grau de rentabilidade. Além disso, outro ponto importante que deve ser considerado é que as ações são investimentos que envolvem riscos. Portanto, antes de iniciar suas aplicações, busque conversar com um especialista.

Aproveite e faça um diagnóstico dos seus investimentos, entre em contato com a gente! Queremos ajudar você a avançar nessa jornada e a realizar os seus maiores sonhos.