Os investimentos internacionais ocorrem pela aplicação de recursos financeiros fora do país de origem e é uma alternativa para quem busca diversificar a carteira de ativos, apostando em outras moedas mais fortes no mercado.
Há diversas formas de investir no exterior, seja por meio da compra de ações, títulos, imóveis e outras alternativas. Confira neste artigo de forma detalhada as principais características desta opção de investimento!
Investimentos internacionais para a diversificação da carteira
A diversificação de carteira é uma estratégia indicada no mundo dos investimentos, pois essa forma de administrar tem como objetivo reduzir os riscos e aumentar também as chances de multiplicar a rentabilidade, a partir da distribuição de aplicações em diferentes classes de ativos, setores, regiões geográficas e moedas.
Desta forma, considerando que a economia de cada país possui características distintas, os investimentos internacionais podem contribuir para novas oportunidades de retorno financeiro, aumentando assim o leque de opções nos mais diversos mercados estrangeiros.
Ao investir em economias com rápido nível de crescimento, os cenários de feedbacks significativos também podem aumentar, pois a partir desse desenvolvimento maiores se tornam as possibilidades de expansão.
Mais proteção contra os riscos cambiais
Outra característica dos investimentos internacionais está atrelada a diminuição dos riscos cambiais. Isso significa que quando o investidor possui aplicações em outra moeda, ele passa a se proteger das variações desfavoráveis que podem ocorrer nas taxas de câmbio e, assim, preservar as aplicações atreladas a moedas mais valorizadas no mercado mundial. Em outras palavras, pode ajudar a compensar as perdas obtidas na carteira provocadas por essa volatilidade.
Investimentos internacionais e a variedade de setores específicos
Ao realizar aplicações no mercado internacional, o investidor passa a ter acesso a setores que podem ser mais fortes mundialmente em comparação às opções do seu país de origem, como áreas de tecnologia, energia, agricultura, entre outras.
Desta forma, ao adquirir esse alcance, aumentam as chances de se beneficiar do crescimento e potencialidade dessas categorias, caso estejam em um período de desempenho favorável.
Existem riscos nos Investimentos Internacionais?
Assim como em qualquer tipo de investimento, as aplicações no mercado estrageiro também possuem riscos que devem ser considerados. Os mais comuns giram em torno de: oscilação cambial, mudanças de governo, trâmites regulatórios, contextos culturais e outras variáveis.
Por isso, antes do investidor decidir por esses produtos financeiros, é necessário fazer uma análise minuciosa dos interesses pessoais e das metas de médio e longo prazo, além de estar ciente das ameaças que envolvem este tipo de aplicação. É recomendável também ter uma orientação de um profissional especializado em mercado financeiro, para apresentar de forma personalizada as possibilidades mais adequadas para cada perfil.