15/12 – Ano está acabando: O que esperar para 2025?

Caro Leitor,

O Ano de 2024 está terminando e diante de todos as dificuldades para os Ativos locais e um cenário bastante positivo para os Internacionais, ficamos com a sensação que estamos ficando para trás.

Com o auemento da insegurança, ficamos cada mais conservadores e apreensivos com tudo que pode vir.

Assim, é importante que se tenha uma visão mais ampla dos dados e do que acontece com o mundo, para que possamos alocar nosso dinheiro da melhor maneira possivel.

Portanto, se faz necessário ter clareza dos fatos que podem atrapalhar ou impulsionar as classes de Ativos.

Abaixo, segue os principais dados e gráficos importantes para o início de 2025:


Caso você seja cliente da Fatorial, solicite o seu livre acesso ao conteúdo.

Me envie uma mensagem em wa.me/5521993708738.


Cenário Global:

  • Desaceleração Econômica: A economia global está desacelerando, com destaque para a China e a Europa. Os Estados Unidos também apresentam sinais de desaceleração, com o índice ISM Manufacturing abaixo de 50, indicando contração.
  • Política Monetária: O Federal Reserve (Fed) está sinalizando uma possível pausa nos aumentos de juros, o que pode levar a uma redução da pressão sobre os ativos de risco. No entanto, a inflação ainda é uma preocupação, e o cenário de corte de juros ainda não está claro.
  • Commodities: As commodities estão em uma fase de baixa, com o ouro e outras commodities ligadas à atividade econômica apresentando desempenho fraco.

Opinião Visão do Mercado:

  1. Apesar de um cenário internacional cheio de incerteza com a eleição do Trump, fica cada vez mais claro através dos gráficos que as empresas Americanas ( BigTechs MAAG 7) e as Grandes Empresas Globais Europeis ( Stoxx50) estão aumentando suas lucratividades, gerando retorno e valorização para suas Ações. Podemos ter alguma realização de curto prazo, mas é importante alocação nesse Ativo ( com ou sem exposição cambial).
  2. Inflação é o Tema nos Estados Unidos, porém a queda dos Juros pode elevar a demanda por Casas e por consequência, aquecimento do Setor de Housing / REITs.
  3. Crypto Economia abraçou a campanha de TRUMP. Podemos ver estimulos para os setores de Mineração e Energia, aliados a Inteligência Artificial.De Olho nesses Ativos:
  4. Dólar forte ou Fraco no Mundo? Essa é a pergunta chave para exposição cambial ou não na alocação internacional. Deveremos ter volatilidade na briga entre China x USA na questão de tarifas, porém nosso problema LOCAL pode mascarar uma possivel desvalorização do Dólar Globalmente.
  5. China: Essa guerra com Estados Unidos pode prejudicar o Brasil. Politica externa Brasileira precisa estar atento.

Cenário Brasileiro:

  1. Inflação: A inflação no Brasil está em alta, pressionada pelo câmbio e pela demanda interna aquecida. O Banco Central tem adotado uma postura mais restritiva para controlar a inflação, mas o cenário ainda é desafiador.
  2. Política Fiscal: O governo brasileiro enfrenta desafios fiscais, com um déficit primário elevado. A reforma tributária e outras medidas de ajuste fiscal são necessárias para melhorar a situação fiscal do país.
  3. Câmbio: O real está depreciando em relação ao dólar, pressionado pelo cenário externo e pelas incertezas políticas domésticas. Câmbio deveria estar em R$ 5,20- R$ 5,50.
  4. Ações Brasileiras: As ações brasileiras estão em uma fase de consolidação, com o desempenho dependendo da evolução do cenário macroeconômico e político.
  5. Fundos Imobiliários: Performando pior que o Ibovespa, se destacam na desvalorização com aumento da Curva de Juros com aumento da SELIC para 16% em meados de 2025.

Opinião Visão do Mercado:

  1. Ativos Conservadores: Alocação em pós fixados deve permanecer sobre acima do normal frente todas as incertezas. A Renda Fixa atrelada a inflação tem na sua taxa pré fixada aumentos significativos, tornando a alocação complexa para bater o CDI de curto prazo:Com Selic acima de 14,25% já projetado e com inflação acima de 6%, taxas acima de 6% são bem interessantes, porém apenas se destacam se houver ISENÇÃO de IMPOSTOS. Por exemplo, 6%+IPCA isento é 109% do cdi.
  2. Ações no Brasil: Bom momento para acumular boas ações geradoras de caixa e receitas em dólar, porém o valor nominal pode sofrer desvalorização. Momento é propicio para alocar, porém é importante entender que devemos passar por grande volatilidade.
  3. Fundos Imobiliarios e FIPs = Talvez a minha maior aposta frente a destruição de valor no curto prazo. FIIs de Papel estão sendo massacrados por falta de conhecimento por parte das Pessoas físicas, vendendo ativos com desagio de 20 a 25% do valor correto. É importante olhar para a classe.

Conclusão:

O cenário econômico global e brasileiro apresenta desafios e incertezas.

A inflação é uma preocupação global, e a política monetária dos principais bancos centrais será determinante para a evolução dos mercados financeiros.

No Brasil, a inflação e a política fiscal são os principais desafios. É importante monitorar de perto a evolução desses fatores para tomar decisões de investimento, porém o olhar focado no PLANEJAMENTO FINANCEIRO é primordial para o futuro.

Sempre queremos momentos que somos capazes de fazer boas compras, porém esses momentos são sempre durante crises e geralmente ficamos avesos a investir quando isso acontece.

Quer falar comigo sobre seus investimentos? Clique Aqui

Chegou até o final do Texto? Curta, Comente e Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *