O que são vieses comportamentais?

vieses-comportamentais

O que são vieses comportamentais?

Os vieses comportamentais são, na essência, atalhos mentais empregados pelo nosso cérebro para guiar nossas decisões. Esses atalhos são uma constante em nossa jornada de vida, permitindo que nosso cérebro refine a tomada de decisões.

Esses padrões mentais agilizam e simplificam a forma como percebemos e avaliamos as informações que chegam até nós. No entanto, apesar dos benefícios, também simplificam de forma notável o processo de tomar decisões.

Entretanto, é fundamental notar que a mera presença de vieses não garante precisão ou decisões acertadas. Em diversos cenários, eles podem antecipar insucessos e escolhas inadequadas, resultando em danos.

Da mesma forma que ocorre em todas as esferas da vida, os vieses comportamentais exercem sua influência no campo dos investimentos.

Quando se trata de questões financeiras, essas convicções se tornam ainda mais fortes. Afinal, elas se entrelaçam com o perfil de investidor, a origem geográfica, a cultura pessoal e a compreensão dos ativos e do mercado financeiro.

Quais são os tipos de vieses comportamentais?

Existem muitos tipos de vieses comportamentais, cada um com seu próprio impacto nas decisões que tomamos. Alguns exemplos incluem:

Disponibilidade: tendência a dar mais peso a informações que estão prontamente disponíveis em nossa memória, muitas vezes resultando em superestimar a probabilidade de eventos que são mais fáceis de lembrar.

Ancoragem: tendência a se ancorar em uma primeira informação que recebemos ao tomar decisões, mesmo que essa informação seja irrelevante ou enganosa.

Otimismo: tendência a superestimar a probabilidade de resultados positivos e subestimar a probabilidade de resultados negativos.

Aversão à perda: tendência a dar mais importância às perdas do que aos ganhos, levando a decisões mais cautelosas para evitar perdas potenciais.

Grupo: tendência a favorecer as opiniões e ações do grupo ao qual pertencemos, muitas vezes em detrimento de outras perspectivas.

Autoridade: tendência a dar mais peso às opiniões de figuras de autoridade, mesmo quando essas opiniões podem estar equivocadas.

Retrospectiva: tendência a ver eventos passados como tendo sido mais previsíveis do que realmente eram, conhecido também como “viés do conhecimento depois do fato”.

Como influenciam nos seus investimentos?

Diante do que vimos anteriormente, é possível afirmar que os vieses comportamentais podem exercer um impacto considerável em suas decisões de investimento, pois eles são fundamentais para que você faça escolhas mais informadas e racionais.

Por isso, ter o auxílio de uma assessoria de investimentos faz toda a diferença na hora de tomar decisões importantes para o seu portfólio.

A Fatorial oferece um serviço de assessoria com um modelo único, baseado em um atendimento personalizado que prioriza a criação de relacionamentos de confiança. Agende sua conversa e seja um cliente Fatorial!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *