Clippings Fatorial: [Estadão] 02/09/2022, Insights valiosos sobre o mercado financeiro. Acompanhe as análises e estratégias do Jansen Costa, sócio fundador da Fatorial Investimentos, sobre o mercado financeiro em clippings de jornais.
A trajetória de aumento da Selic (taxa básica de juros) pelo Banco Central do Brasil e a diferença do juro brasileiro em comparação a outros países são apontados como fatores para a valorização do real. “A vantagem competitiva do Brasil é que o País fez um aumento de juros antes dos Estados Unidos. O diferencial de juros do Brasil para os Estados Unidos ainda continua bastante elevado”
afirma Jansen Costa, sócio-fundador da Fatorial Investimentos.
Mas tem um ponto a ser observado em meio ao otimismo. Se as taxas de juros nos EUA subirem em um ritmo mais acelerado do que as do Brasil, o dólar se fortalece e o País deixa de ser atrativo para a entrada de novos investimentos. O cenário acrescenta um ponto de dificuldade para o Banco Central.
“O Brasil vai ter dificuldade de baixar os juros se a perspectiva dos Estados Unidos é de subir os juros”
avalia Jansen Costa.
Já os pós-fixados estão suscetíveis à atualização pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) ou a Selic. Em momentos nebulosos, como este, Jansen recomenda diversificar a carteira entre títulos prefixados e pós-fixados.
“Se a gente estivesse em um cenário no qual os Estados Unidos estivessem sem subir juros e a gente (Brasil) começasse a ter sinais de corte de juros, eu recomendaria a compra do prefixado. Mas agora nós não temos essa clareza”
Veja mais clippings sobre a Fatorial abaixo: