07/10 – Semana abre positiva na Ásia, com foco na inflação e Resultados da Eleição

Vamos as principais destaques do Brasil e do Mundo dessa edição:

China| Ásia

Nos mercados da Ásia-Pacífico encerraram a sessão em alta. A maior alta da região foi a Nikkei, que assistiu alta 4,4% nas ações da Nintendo após rumores de possível aumento de participação do fundo soberano da Arabia Saudita na empresa.

Shanghai SE (China), fechado devido a feriado

Nikkei (Japão): +1,8%

Hang Seng Index (Hong Kong): +1,6%

Kospi (Coreia do Sul), +1,58%

ASX 200 (Austrália): +0,68%

Fim do feriadão na China

A China volta do feriadão na terça-feira, 8. Com isso voltam a operar as Bolsas e as cotações do minério de ferro do mercado chinês. O país asiático é um importante mercado para a Vale (VALE3).


Caso você seja cliente da Fatorial, solicite o seu livre acesso ao conteúdo.

Me envie uma mensagem em wa.me/5521993708738.


Minério de Ferro | Petróleo

As cotações do minério seguem sem negociação na Dalian, uma vez que o mercado chinês segue fechado pelo feriado da Semana Dourada. No último dia de negociação, na semana passada, as cotações do minério de ferro na China fecharam na máxima de quase três meses, impulsionadas pela melhora das perspectivas de demanda devido ao mais recente estímulo imobiliário da China, principal consumidor, e uma série de políticas de flexibilização monetária.

Minério de Ferro em Singapura – +1,89% – U$ 110,55/ton.

Petróleo WTI, +1,71%, a US$ 75,69 o barril

Petróleo Brent, +1,45%, a US$ 79,18 o barril

Europa

Após abrir o pregão em alta e animar investidores sobre potencial momento mais positivo, as bolsas europeias viraram para queda. A princípio, os índices acompanhavam ganhos na Ásia e o rali visto em Wall Street após a divulgação do payroll, na sexta-feira.

Estados Unidos

Após começar outubro com volatilidade, os índices nos EUA conseguiram apresentar ganhos modestos no fechamento da semana passada. A divulgação do payroll mais forte que o esperado deu fôlego para a “aterrissagem suave” da economia esperada pelo Fed, e sustentou as altas na sexta.

Dados de inflação nos EUA

Na quinta-feira, às 9h30, será conhecido nos Estados Unidos o índice de preços ao consumidor. No mesmo horário, na sexta-feira, será apresentado o índice de preços ao produtor. Ambos são importantes para sinalizar qual a tendência da inflação na maior economia do mundo. Analistas usam esses dados para projetar os próximos passos do Banco Central dos Estados Unidos em relação aos juros. Esses dados de inflação podem mexer com as Bolsas.   

Veja o desempenho dos mercados futuros:

Dow Jones Futuro: -0,34%

S&P 500 Futuro: -0,38%

Nasdaq Futuro: -0,45%

Brasil

Perspectivas para o Mercado de Crédito Privado e Spreads de Debêntures

As perspectivas para o mercado de crédito privado são positivas, com spreads das debêntures indexadas ao CDI fechando em queda na semana analisada. O índice IDEX-DI, que reflete o comportamento dessas debêntures, fechou em 1,65% no dia 04/10, comparado a 1,68% no dia 26/09.

No entanto, em relação às debêntures isentas, os spreads apresentaram uma abertura, passando de 37,54 bps para 39,62 bps na mesma base de comparação.

Inflação oficial 

Um dos principais eventos no radar do mercado nesta semana é a divulgação do IPCA de setembro. Será na quarta-feira, às 9h. Os números do IPCA, indicador conhecido como a inflação oficial, podem impactar ações de setores sensíveis a juros altos como construção e varejo.

Resultado das eleições municipais

Embora não tenha impacto direto na Bolsa brasileira, o resultado das eleições municipais deste domingo também está no radar. Agora analistas avaliam o cenário para 2026 em função da nova configuração de forças políticas.

Em São Paulo, maior colégio eleitoral do país, Ricardo Nunes, apoiado pelo governador Tarcísio de Freitas, e Guilherme Boulos, apoiado pelo presidente Lula, irão para o segundo turno.

Pablo Marçal, embora tenha ficado em terceiro, surge como novo player no tabuleiro político, ao receber 1,7 milhão de votos.

Agenda:

▪ China: Feriado deixa mercados financeiros fechados

Indicadores

▪ 03h00 – Alemanha/Destatis: encomendas à indústria de agosto

▪ 06h00 – Zona do euro/Eurostat: vendas no varejo de agosto

▪ 08h00 – FGV: IGP-DI de setembro

▪ 08h25 – BC divulga relatório Focus

▪ 11h00 – Anfavea: Produção e venda de veículos de setembro

▪ 15h00 – Secex: Balança comercial semanal

▪ 16h00 – EUA/Fed: Crédito ao Consumidor de agosto

Eventos

▪ 14h00 – EUA/Fed: Michelle Bowman participa de evento

▪ 14h50 – EUA: Neel Kashkari (Fed/Minneapolis) participa de painel

▪ 15h00 – Campos Neto, Galípolo e Haddad têm reunião com ministros do TCU

▪ 19h00 – EUA: Raphael Bostic (Fed/Atlanta) faz moderação em painel

▪ 19h30 – EUA: Alberto Musalem (Fed/St.Louis) discursa em evento

Quer falar comigo sobre seus investimentos? Clique Aqui

Chegou até o final do Texto? Curta, Comente e Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *