O que é e como funciona o Venture Capital?

venture capital

O que é Venture Capital?

O capital de risco, também conhecido como venture capital, refere-se a um tipo de investimento destinado a empresas em estágios iniciais de desenvolvimento. No momento em que recebem esses aportes, as empresas geralmente não possuem um faturamento expressivo, mas têm potencial para crescer ao longo do tempo.

Essa forma de investimento é uma subdivisão do private equity, envolvendo aporte de recursos em empresas de capital fechado que não estão listadas na Bolsa de Valores.

Como funciona?

Basicamente, o venture capital é como um investimento que alguém faz em uma startup. Além de sugerir profissionais para ajudar na gestão da empresa, os investidores desse tipo oferecem conselhos aos empreendedores, visando ao crescimento e lucratividade do negócio.

Se a empresa cresce e os donos querem sair, os investidores retiram parte dos lucros, conhecido como “exit” ou momento de ganhar dinheiro de volta. É como acertar as contas.

Quais as vantagens e os riscos?

Existem aspectos positivos e negativos em tudo, inclusive no venture capital. Confira abaixo:

Vantagens:

  1. Investimento financeiro: muitas empresas enfrentam dificuldades de crescimento por falta de capital, e o investimento de VC pode resolver esse problema.
  2. Apoio em diversas áreas: seja na gestão, administração ou fiscalização, o Capital de Risco oferece diversos recursos, incluindo a assistência de sócios do fundo.
  3. Parceria de longo prazo: A parceria entre investidores e proprietários da empresa geralmente é de longo prazo.

Desvantagens:

  1. Diminuição da Liberdade: Investidores podem implementar mecanismos de monitoramento e controle que reduzem a liberdade do empreendedor.
  2. Prestação de Contas: Tudo, absolutamente tudo, precisa ser alinhado. A exigência aumenta, e as obrigações crescem para que a parceria seja bem-sucedida.
  3. Dedicação: Muitas vezes, há muito trabalho e retorno inicial limitado. O processo de VC pode ser demorado, então é preciso paciência.

Como investir em Venture Capital?

Primeiro, veja como você se sente em relação ao risco e quais são seus objetivos financeiros. Este tipo de investimento costuma ser mais arriscado que outros, então é importante estar preparado.

Também é fundamental pensar a longo prazo. Assim, você pode manter seu dinheiro investido pelo tempo necessário.

Depois disso, é hora de procurar oportunidades. No venture capital, você pode investir diretamente como investidor-anjo, recorrer a aceleradoras de startups ou optar por fundos de investimento especializados.

Além disso, as oportunidades não se limitam ao Brasil. Nos Estados Unidos, há muitas startups promissoras. Se quiser diversificar ainda mais, pode até investir em dólares.

Para isso, basta abrir uma conta em uma instituição nos EUA, mover seu dinheiro e aproveitar as oportunidades de lá.

A Fatorial pode te ajudar! Agende uma conversa com um de nossos especialista clicando aqui!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *